2 de março de 2015

Crítica | Renascida do Inferno

Olivia Wilde em RENASCIDA DO INFERNO (The Lazarus Effect)

★★

The Lazarus Effect, EUA, 2015 | Duração: 1h23m21s | Lançado no Brasil em 5 de março de 2015, nos cinemas | Escrito por Luke Dawson e Jeremy Slater | Dirigido por David Gelb | Com Mark Duplass, Olivia Wilde, Donald Glover, Evan Peters e Sarah Bolger.

Pôster/capa/cartaz nacional de RENASCIDA DO INFERNO (The Lazarus Effect)
Se a segunda metade de Renascida do Inferno fosse tão bem resolvida quanto a primeira, provavelmente teríamos um terror digno de nota. Entretanto, após preparar o terreno com considerável eficácia, os roteiristas Luke Dawson (Imagens do Além) e Jeremy Slater (do ainda inédito reboot do Quarteto Fantástico) se entregam às mais batidas convenções que, infelizmente, desonram aqueles promissores quarenta minutos iniciais.

No filme, uma equipe de cientistas chefiada por Frank (Mark Duplass) conduz uma pesquisa em estado avançado em torno de um procedimento capaz de reverter a morte. Quando o soro Lázaro (nome com inspiração bíblica) finalmente traz de volta à vida uma cobaia canina, o estudo é desligado pelos financiadores, que dão uma limpa no laboratório e recolhem todos os arquivos e materiais desenvolvidos ao longo de anos pelo grupo. Indignados, os pesquisadores resgatam uma amostra de soro armazenada pessoalmente por um deles, invadem o laboratório na calada da noite e tentam reproduzir uma última vez o experimento - quando, então, a cientista Zoe (Olivia Wilde) acaba sendo eletrocutada e falecendo no local. Inconformado com a morte da amada e fora de si, Frank toma uma decisão extrema: ignorando o comportamento estranho do cachorro ressuscitado e as incontáveis questões éticas envolvidas, o homem aplica o soro e reproduz o procedimento na mulher, que retorna do mundo dos mortos incontestavelmente alterada.

Sintetizada dessa forma, a premissa de Renascida do Inferno até parece tosca e absurda, e de certa forma é; porém, o diretor David Gelb (do ótimo documentário O Sushi dos Sonhos de Jiro) e o elenco são hábeis em criar um cenário e uma ambientação que faz toda esta etapa da narrativa soar suficientemente plausível. Ainda nesse sentido, também vale destacar o desempenho do cão Cato, que confere à cobaia renascida Rocky uma expressão prostrada e enigmática absolutamente convincente e imprescindível para que os efeitos do soro Lázaro se tornem dignos de suspeita por parte dos personagens e do público. Além disso, embora coloque em pauta e confronte as questões éticas, empíricas e religiosas que rodeiam o experimento, o roteiro acerta ao sustentar uma teoria cientificamente fundamentada para o comportamento bizarro de Rocky, o que beneficia o suspense.

Evan Peters, Mark Duplass, Olivia Wilde, Donald Glover e Sarah Bolger em RENASCIDA DO INFERNO (The Lazarus Effect)

E é justamente ao desviar-se dessa linha que a metade final do longa se perde. Aparentemente incapazes de elaborar desdobramentos interessantes para a premissa, os roteiristas recorrem à cartilha de convenções e clichês do gênero e transformam a metade final da projeção em uma bagunça arbitrária e decepcionante: Zoe, por exemplo, logo se estabelece como a típica besta endiabrada e indomável com habilidades telecinéticas e telepáticas, que passa a perseguir os colegas unicamente por sua natureza diabólica e cuja derrota rapidamente se torna uma possibilidade remota.

Nestas circunstâncias, o elenco pouco pode contribuir: enquanto a esforçada Olivia Wilde acaba sujeita a ações que beiram o embaraço (como quando Zoe dá um de seus vexatórios e insossos berros demoníacos), o talentoso Mark Duplass, em uma rara escapada das dramédias mumblecore, exibe um desempenho satisfatório no papel do protagonista, mesmo sendo obrigado a assumir uma postura absurdamente contraditória a certa altura (o desprezo que o homem exibe mentalmente em determinado momento pela vida de Zoe é incompatível com seu intenso e recentíssimo esforço de trazê-la de volta).

Cumprindo a cota obrigatória de filmagens amadoras e de imagens registradas por câmeras de segurança (herança do subgênero found footage), Renascida do Inferno é um projeto cujo evidente potencial é massacrado pela aborrecida e convencional overdose de bobagens de uma reta final que aniquila praticamente tudo de bom que havia sido construído até então.

Sarah Bolger e Olivia Wilde em RENASCIDA DO INFERNO (The Lazarus Effect)