2 de junho de 2013

Curta | Ataque do Zezé

ATAQUE DO ZEZÉ (Jack-Jack Attack)

Zezé não é um personagem muito importante em Os Incríveis: os poderes do mais jovem integrante da família de super-heróis são, a princípio, desconhecidos e, além disso, só mesmo uma mãe insana e desnaturada levaria um bebê de colo para uma aventura perigosa como aquela em que o Sr. Incrível, a Mulher-Elástica, o Flecha e Violeta se envolvem em boa parte da trama. No terceiro ato, entretanto, Zezé desempenha uma função essencial para o desfecho do longa - e as circunstâncias que levaram o personagem a se tornar fundamental tão repentinamente são o cerne de Ataque do Zezé.

Não que Os Incríveis falhe ao omitir os eventos do curta, muito pelo contrário: o suspense criado no longa é fundamental e certeiro, de modo que Ataque do Zezé surge como apenas um adendo divertido e curioso. Dirigido pelo próprio Brad Bird, o filme retrata as horas que a babá Kari passou na companhia do caçula da família Pera, enquanto seus familiares tentam salvar o mundo. Entretanto, Zezé passa a apresentar comportamentos estranhos à medida que seus superpoderes finalmente afloram.

Lançado como material bônus do DVD de Os Incríveis, o curta é aberto com letreiros que remetem a filmes clássicos de monstros e tem início com a babá em uma sombria sala de interrogatório - elementos que conferem uma divertida e falsa atmosfera de importância aos eventos que serão apresentados. O horror de Kari com o ataque de Zezé, naturalmente, diverte justamente pelo fato de sabemos que nada de grave irá acontecer com nenhum dos personagens - e o uso de uma composição de Mozart torna a situação ainda mais hilária. Para completar, o curta é muitíssimo bem amarrado ao longa (especialmente no que diz respeito às ligações telefônicas), conseguindo complementá-lo sem comprometê-lo.

Jack-Jack Attack, EUA, 2005 | História de Teddy Newton & Mark Andrews & Rob Gibbs & Bosco Ng. Escrito por Brad Bird | Dirigido por Brad Bird | Com as vozes de Bret Parker, Bud Luckey, Eli Fucile e Jason Lee.