6 de maio de 2013

Ninguém Além de Você

Jean-Paul Rouve em NINGUÉM ALÉM DE VOCÊ (Poupoupidou)

Ninguém Além de Você poderia ser descrito como uma sátira contida ao gênero policial investigativo. No roteiro, escrito pelo cineasta Gérald Hustache-Mathieu, o protagonista David Rousseau (Jean-Paul Rouve) é um escritor que conduz uma investigação estabanada em torno da morte da atriz Candice Lecoeur (Sophie Quinton), cujas circunstâncias misteriosas vem sendo relativamente ignoradas pela polícia da pequena cidade de Mouth, localizada nos arredores da fronteira franco-suíça. Porém, à medida que a investigação (que deveria resultar no próximo livro do homem) avança, Rousseau começa a perceber que, contrariando as aparências, a morte trágica da mulher está mais para um incidente ordinário do que para um escândalo conspiratório.

Ao longo da narrativa, o diretor bem que tenta desenvolver sua musa, mas acaba falhando parcialmente na tarefa graças a estratégias pouco eficazes, como a desnecessária narração em off de seus diários - e uma das características que acabam sendo mais reforçados é sua inabilidade confessa como escritora, responsável por pensamentos pavorosos como "Bem, tenho medo de descobrir como é o inferno. Mesmo que já saiba. Deve ser como Mouthe". Por outro lado, o paralelo entre a trajetória de Candice Lecoeur e a vida de Marilyn Monroe levanta interessantes questões a respeito dos malogros da fama, permitindo que a subtrama gere algum interesse.

E embora demore para engatar, a linha narrativa que acompanha o desastrado Rousseau alcança resultados mais interessantes. Apesar de introduzir elementos que jamais são utilizados (como a hiperaudição do protagonista), a trama é conduzida com firmeza e injeções sempre comedidas de humor, que vão desde a abertura do filme, quando o personagem é frustrado por uma herança sem valor e inconveniente, até um diálogo importante com o policial Bruno Leloup (Guillaume Gouix), que parece transcorre na mais perfeita naturalidade até que a abertura do quadro revela que o homem está nu. Aliás, o diretor é habilidoso ao quebrar o tabu da nudez masculina e utilizá-la, em mais de uma ocasião, sem quaisquer fins eróticos, mas com certeiros propósitos cômicos.

Dividindo algumas semelhanças temáticas com O Último Elvis, Ninguém Além de Você ganha pontos por desconstruir o glamour e a artificialidade de investigações criminais com toques de comicidade, embora abrace um caso cujos escassos atrativos desmerecem as boas intenções dos realizadores.


Poupoupidou, França, 2011 | Escrito por Gérald Hustache-Mathieu | Dirigido por Gérald Hustache-Mathieu | Com Jean-Paul Rouve, Sophie Quinton, Guillaume Gouix, Olivier Rabourdin, Clara Ponsot, Arsinée Khanjian, Ken Samuels.