18 de maio de 2013

Finalmente 18

Miles Teller, Justin Chon e Skylar Astin em FINALMENTE 18 (21 & Over)

O título nacional de 21 & Over (21 e Além, em tradução livre) representa um grande passo no processo de idiotização do público brasileiro de cinema. Sim, é fácil entender a ideia por trás da tradução: 21 e 18 anos são, respectivamente, as idades mínimas exigidas de um indivíduo que pretenda comprar bebidas alcoólicas nos Estados Unidos e no Brasil - e, por isso, a passagem é tão celebrada por jovens festeiros. No entanto, o título nacional não só subestima explicitamente a capacidade do público de discernir as constituições estadunidense e brasileira, como também ignora um princípio extremamente básico: uma pessoa de 21 anos tem 21 anos, e não 18.

Marcando a estreia dos roteiristas Jon Lucas e Scott Moore (Eu Queria Ter a Sua Vida) como diretores, Finalmente 18 mistura Se Beber, Não Case! (de autoria dos próprios) com Superbad - É Hoje! e acompanha a noitada dos amigos Miller (Miles Teller, de Footloose), Casey (Skylar Astin, de A Escolha Perfeita) e Jeff Chang (Justin Chon, de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1) em comemoração dos 21 anos deste último. Mesmo tendo uma importante entrevista pela manhã, o aniversariante passa dos limites e acaba ficando inconsciente, dificultando que Miller e Casey descubram seu endereço correto e o levem de volta para casa.

E este já é um dos maiores problemas do roteiro: é necessário um esforço tremendo por parte do público para que a dificuldade absurda de encontrar a residência de Jeff Chang passe batida - e uma revelação no ato final da projeção apenas dificulta a tarefa. Além disso, a subtrama envolvendo o rigoroso pai do rapaz é extremamente problemática: por que o homem simplesmente não abriu a porta da casa do filho para conferir se ele estava mesmo lá, já que, no desfecho, descobrimos que a residência encontrava-se destrancada? Para completar, o romance entre Casey e Nicole (Sarah Wright) atravessa diversos picos de obviedade, ao passo que muitíssimo tempo é desperdiçado com as provas que os amigos precisam vencer para subir andares (sempre cheios de figurantes visivelmente incapazes de terem vencido as provas dos andares anteriores) de uma festa e tentar descobrir o famigerado endereço de Jeff.

Explorando os segredos que os amigos escondem uns dos outros de forma superficial e ineficaz, Finalmente 18 conta ainda com uma overdose de piadas xenofóbicas deselegantes, além de cenas que, de tão mal dirigidas (repare como a expectativa de um grande salto de Miller e Casey é simplesmente deixada de lado, já que a queda em si nunca é mostrada), despertam o desejo de que Lucas e Moore voltem a se dedicar exclusivamente à escrita de roteiros. Quem sabe assim possamos conferir algum de seus acertos esporádicos ao longo dos próximos anos.


21 & Over, EUA, 2013 | Escrito por Jon Lucas & Scott Moore | Dirigido por Jon Lucas e Scott Moore | Com Miles Teller, Skylar Astin, Justin Chon, Sarah Wright, François Chau, Jonathan Keltz e Russell Hodgkinson.