5 de maio de 2013

Curta | A Boy And His Atom

A BOY AND HIS ATOM

Esta semana, um curta divulgado como "o menor filme do mundo" chamou a atenção das comunidades cinéfila e científica. Não se trata, obviamente, do filme mais curto já feito - o que simplesmente não faria o menor sentido. Produzido pela IMB Research, a obra exibe a menor quantidade de matéria já registrada em vídeo com propósitos narrativos, mesmo que absolutamente primitivos.

Produzido com o auxílio de um microscópio capaz de ampliar 100 milhões de vezes uma imagem, o filme conta a história trivial de um boneco de palito e seu átomo, através da técnica de animação em stop motion. Entre um frame e outro, os cientistas movem os átomos a partir de técnicas elaboradas que fogem do propósito deste texto e da compreensão deste que vos fala, criando a tradicional sensação de movimento. Embora conte com uma narrativa bobinha e com uma simplicidade estética que não refletem os desafios e a complexidade da execução, o filme é sustentado por um conceito curioso o suficiente para merecer uma conferida.

A Boy And His Atom: The World's Smallest Movie, EUA, 2013 | Ideia de Susanne Baumann, Andreas Heinrich, Christopher Lutz e Ileana Rau.