15 de fevereiro de 2013

Sem Segurança Nenhuma

Mark Duplass e Aubrey Plaza em SEM SEGURANÇA NENHUMA (Safety Not Guaranteed)

Em A Garota Ideal, a relação esquizofrênica do introspectivo Lars (vivido por Ryan Gosling) com uma boneca sexual fisionomicamente realista era um pretexto para estudar sua absoluta falta de traquejo social. Em Griff, o Invisível, o poder de invisibilidade almejado pelo tímido personagem-título (vivido por Ryan Kwanten) refletia seu desejo de passar despercebido e, assim, parar de sofrer bullying no trabalho. Lançado recentemente no Brasil diretamente em vídeo, Sem Segurança Nenhuma fecha a trinca temática ao trazer um personagem deslocado que, assombrado por erros cometidos no passado, acredita ter o know-how necessário para voltar no tempo e, com isso, poder consertá-los.

Escrito por Derek Connolly e dirigido por Colin Trevorrow, o longa acompanha o jornalista Jeff (Jake Johnson, de Sexo Sem Compromisso) e os estagiários Darius (Aubrey Plaza) e Arnau (Karan Soni) partindo em uma viagem de trabalho, com o objetivo de produzir uma reportagem sobre o anúncio de jornal de um sujeito à procura de companhia para uma suposta viagem no tempo. Durante a investigação, eles conhecem o desconfiado e excêntrico Kenneth (Mark Duplass), que assume uma postura agressiva ao perceber as intenções duvidosas de Jeff. Nessas circunstâncias, Darius adota uma estratégia diferente para se aproximar do homem: apresentar-se como uma voluntária para a viagem no tempo e fingir compartilhar de suas neuroses e teorias da conspiração. Porém, quanto mais a garota conhece e se aproxima de Kenneth, menos concebível se torna a ideia de levar aquela pauta adiante.

Dramédia indie das mais afetadas (principalmente no que diz respeito à trilha sonora e à concepção de personagens esquisitinhos), Sem Segurança Nenhuma é parcialmente prejudicado pela performance de Aubrey Plaza (10 Anos de Pura Amizade), cuja inexpressividade compromete significativamente a construção e o desenvolvimento de Darius: com um constante olhar de desprezo, a atriz jamais convence como uma personagem insegura, dona de um passado problemático, e tampouco consegue transformar o interesse da garota por Kenneth em algo crível. Mark Duplass (Bem-Vindo à Vida), por outro lado, constrói a paranoia do suposto viajante do tempo com bom humor e vive Kenneth como um sujeito arisco, repleto de limitações sociais e, sobretudo, bastante solitário.

Unindo todas as subtramas, as consequências da passagem do tempo surgem como um dos temas centrais do filme: a decepção de Jeff ao retornar à cidade natal em busca de um antigo affair e encontrar uma mulher incompatível com a jovialidade de suas recordações é deixada de lado quando o rapaz se dá conta de que, embora o tempo tenha lhe tirado a exuberância da juventude, a personalidade que o conquistou continua ali, intacta em Liz (Jenica Bergere, de Tudo Por um Sonho); já Arnau, o estagiário indiano virgem, deixa que a timidez e a introspecção consumam sua juventude e é estimulado pelo chefe a assumir riscos para aproveitar seus anos áureos ("Você não terá 21 anos para sempre", aponta Jeff), sem, contudo, deixar de ser quem ele é - um aspecto fundamental da personalidade do rapaz, que o filme acerta em considerar. Para completar, em sua estreia na função, o roteirista Derek Connolly consegue explorar de forma periférica e inteligente o conceito de viagem no tempo (mesmo sem recorrer aos propósitos corriqueiros de suspenses sci-fi), sustentando o mistério em torno da sanidade mental de Kenneth por tempo suficiente para que possamos encarar o desfecho como uma satisfatória metáfora sobre as realizações e transformações pessoais dos personagens.

Dirigido pelo também estreante Colin Trevorrow (escalado para Jurassic Park 4), Sem Segurança Nenhuma é um filme que celebra a aceitação das diferenças e deixa no ar a ideia de que, para fazer valer nossa curta passagem pela Terra, é fundamental assumir riscos e nos lançar em situações, como o próprio título sugere, sem qualquer garantia de segurança.


Safety Not Guaranteed, EUA, 2012 | Escrito por Derek Connolly | Dirigido por Colin Trevorrow | Com Aubrey Plaza, Mark Duplass, Jake Johnson, Karan Soni, Jenica Bergere, Mary Lynn Rajskub, Jeff Garlin e Kristen Bell.