
Não é fácil ser criança na pequena Cold Rock. Além da infelicidade de conviver com adultos ignorantes, abusivos ou miseráveis, os jovens habitantes da cidade têm desaparecido sob circunstâncias das mais misteriosas, fato este que deu origem à lenda urbana de um raptador conhecido como O Homem Alto. Morar em uma casa isolada, entretanto, não foi suficiente para impedir que o pequeno David (Jakob Davies) entrasse para a estatística: quando testemunha o rapto do garoto na surdina da noite, Julia (Jessica Biel, de Noite de Ano Novo) persegue a figura misteriosa sem grande sucesso - e algum tempo depois de ser socorrida pela população local, a mulher passa a ser caçada pelas autoridades por razões desconhecidas.
Lançado no Brasil diretamente em vídeo, O Homem das Sombras é um filme ambicioso que, em uma manobra arriscada, não teme mudar de gênero ao longo de seu desenvolvimento: antes um suspense com essência de horror, o longa se torna um drama criminal que revela gradativamente suas verdades, conseguindo prender a atenção do espectador até o desfecho. Porém, assim como ocorria em 2 Coelhos, as reviravoltas apontam para uma revelação extremamente delicada do ponto de vista moral, que falha em discutir mais amplamente seus conceitos. Assim, o roteiro acaba pecando por soar generalizador e taxativo, embora amarre as pontas soltas com relativa eficiência.
Claro, analisados em retrospecto, alguns furos persistem (e não leia o restante do parágrafo caso não tenha visto o filme): como Julia e a amiga Christine (Eve Harlow) conseguiam fazer a lavagem cerebral nas crianças, por exemplo, é algo que jamais é esclarecido. E enquanto toda a ação entre a personagem de Jessica Biel e o falso Homem Alto só é admissível graças à abertura de uma série de concessões por parte do espectador, muitas das pegadinhas armadas pelo roteiro para induzir o público a encarar a protagonista primeiro como uma vítima e, em seguida, como uma supervilã, são sagazes: a mais absoluta tranquilidade de Julia ao chegar em casa e brincar com David enquanto a cidade é assombrada por um sequestrador de criancinhas, por exemplo, faz todo o sentido. Para completar, tanto o parto que abre o filme quanto o comportamento da personagem de Jodelle Ferland ajudam a legitimar moderadamente os planos absurdos de Julia, já que a suposta falta de futuro generalizada das crianças da cidade nunca é apresentada de forma convincente.
Com uma trilha que claramente recicla trechos de outros trabalhos de suspense, O Homem das Sombras ao menos é um esforço interessante que, apesar do conceito extremamente controverso, consegue se destacar entre tantas outras porcarias que as locadoras recebem todos os meses.


The Tall Man, EUA/Canadá/França, 2012 | Escrito por Pascal Laugier | Dirigido por Pascal Laugier | Com Jessica Biel, Jakob Davies, Jodelle Ferland, Eve Harlow, Janet Wright, Colleen Wheeler, Samantha Ferris, Teach Grant, Stephen McHattie, William B. Davis, Katherine Ramdeen e Rene Mousseux.
Lançado no Brasil diretamente em vídeo, O Homem das Sombras é um filme ambicioso que, em uma manobra arriscada, não teme mudar de gênero ao longo de seu desenvolvimento: antes um suspense com essência de horror, o longa se torna um drama criminal que revela gradativamente suas verdades, conseguindo prender a atenção do espectador até o desfecho. Porém, assim como ocorria em 2 Coelhos, as reviravoltas apontam para uma revelação extremamente delicada do ponto de vista moral, que falha em discutir mais amplamente seus conceitos. Assim, o roteiro acaba pecando por soar generalizador e taxativo, embora amarre as pontas soltas com relativa eficiência.
Claro, analisados em retrospecto, alguns furos persistem (e não leia o restante do parágrafo caso não tenha visto o filme): como Julia e a amiga Christine (Eve Harlow) conseguiam fazer a lavagem cerebral nas crianças, por exemplo, é algo que jamais é esclarecido. E enquanto toda a ação entre a personagem de Jessica Biel e o falso Homem Alto só é admissível graças à abertura de uma série de concessões por parte do espectador, muitas das pegadinhas armadas pelo roteiro para induzir o público a encarar a protagonista primeiro como uma vítima e, em seguida, como uma supervilã, são sagazes: a mais absoluta tranquilidade de Julia ao chegar em casa e brincar com David enquanto a cidade é assombrada por um sequestrador de criancinhas, por exemplo, faz todo o sentido. Para completar, tanto o parto que abre o filme quanto o comportamento da personagem de Jodelle Ferland ajudam a legitimar moderadamente os planos absurdos de Julia, já que a suposta falta de futuro generalizada das crianças da cidade nunca é apresentada de forma convincente.
Com uma trilha que claramente recicla trechos de outros trabalhos de suspense, O Homem das Sombras ao menos é um esforço interessante que, apesar do conceito extremamente controverso, consegue se destacar entre tantas outras porcarias que as locadoras recebem todos os meses.



The Tall Man, EUA/Canadá/França, 2012 | Escrito por Pascal Laugier | Dirigido por Pascal Laugier | Com Jessica Biel, Jakob Davies, Jodelle Ferland, Eve Harlow, Janet Wright, Colleen Wheeler, Samantha Ferris, Teach Grant, Stephen McHattie, William B. Davis, Katherine Ramdeen e Rene Mousseux.