10 de fevereiro de 2013

Curta | Para os Pássaros

PARA OS PÁSSAROS

Lançado em 2001 junto das cópias de Monstros S.A. nos cinemas, Para os Pássaros é um curta de animação vencedor do Oscar da categoria que, no fundo, aborda de forma lúdica um tema muito debatido na sociedade ao longo dos anos: bullying.

No filme, um grupo de pássaros idênticos posa em um cabo de alta tensão com uma postura extremamente rabugenta: incomodados, os animais se lançam em uma disputa infundada e despropositada por espaço - como os valentões tapados e ignorantes em um colégio de Ensino Médio, por exemplo. Porém, o quadro muda quando uma ave exótica surge e chama a atenção dos animais, que prontamente deixam de lado os desentendimentos e unem forças contra o pássaro diferenciado. Entre imitações e gargalhadas, os bullies se afastam e são surpreendidos pela aproximação da vítima da chacota, que posa entre eles e, com seu peso avantajado, promove uma envergadura no cabo.

Incomodados, os pássaros do grupo dominante partem para a agressão - e quando percebem a eficácia da atitude, prolongam o comportamento com crueldade e sadismo. Deslumbrados com a situação, os pássaros tornam-se incapazes de prever as consequências de suas ações - e quando finalmente se veem livres do esquisitão, a recompensa chega com tudo e inverte o jogo.

For thr Birds, EUA, 2000 | Dirigido por Ralph Eggleston.