25 de fevereiro de 2013

A Garota

Sienna Miller e Toby Jones em A GAROTA (The Girl)

Não sei - e possivelmente jamais saberemos - até que ponto o roteiro de A Garota, escrito por Gwyneth Hughes a partir do livro de Donald Spoto, diz a verdade sobre a conturbada relação entre Alfred Hitchcock (Toby Jones) e Tippi Hedren (Sienna Miller); embora o conteúdo do roteiro (aprovado por Hedren) seja controverso, nada parece impedir que a história tenha ao menos um fundo de verdade.

Digo isso porque, segundo A Garota, Alfred Hitchcock era praticamente uma aberração que passou a assediar sexualmente sua mais nova contratada. Dirigido por Julian Jarrold (Amor e Inocência), o longa tem início com os preparativos da produção de Os Pássaros, que envolve a contratação da modelo e atriz estreante Tippi Hedren para o papel principal. Entretanto, a vida da bela loira vira do avesso quando o diretor passa a assediá-la e utilizar métodos impiedosos para obter determinados resultados durante as filmagens.

Sob pesada maquiagem, Toby Jones (Branca de Neve e o Caçador) faz o que pode para transformar o imprevisível e frustrado Hitch em um personagem complexo - e o ator chega perto disso apenas em momentos isolados e, na maioria das vezes, através do olhar (diferentemente dos olhos mortos de Anthony Hopkins em Hitchcock). Enquanto isso, a belíssima Sienna Miller transforma Hedren em uma mulher forte e independente que, após a provação das filmagens do primeiro longa, se apoia no profissionalismo para repetir a parceria com o diretor em Marnie, Confissões de uma Ladra - e sendo A Garota uma dramatização de um recorte de uma história real (não necessariamente cinematográfica), é admirável que os realizadores tenham conseguido encerrar o arco narrativo de forma dramaticamente perfeita, com um "Corta!" imensamente significativo para Alfred e Tippi.


The Girl, Reino Unido/África do Sul/EUA, 2012 | Baseado no livro de Donald Spoto. Escrito por Gwyneth Hughes | Dirigido por Julian Jarrold | Com Sienna Miller, Toby Jones, Imelda Staunton, Penelope Wilton, Conrad Kemp.