21 de janeiro de 2013

Os Três Patetas


As primeiras notícias sobre a produção de um longa inspirado n'Os Três Patetas surgiram em meados de 2003 e, de lá pra cá, o filme passou por cinco estúdios diferentes, saiu e voltou para as mãos dos irmãos Farrelly e teve atores como Jim Carrey, Sean Penn, Benicio Del Toro, Russel Crowe e Paul Giamatti apontados como escolhas para os papéis principais. Aparentemente, o arco do roteiro escrito por Mike Cerrone e pelos Farrelly foi preservado ao longo da última década, embora algumas adaptações naturalmente tenham sido feitas (como menções às redes sociais) antes das fatídicas filmagens. Infelizmente, o fanatismo dos diretores pelo trio de paspalhos e a persistência em realizar um projeto amplamente renegado não suavizam o desgosto de um roteiro fraco, que não consegue adaptar o estilo de humor dos personagens clássicos para o cinema dos dias atuais.

Lançado no Brasil diretamente em vídeo em decorrência da péssima repercussão internacional, Os Três Patetas conta a história de um trio de garotos travessos que, (literalmente) jogados às portas de um convento ainda bebês, são incessantemente rejeitados pelos casais que procuram a instituição dispostos à adoção. Quando o acúmulo de dívidas coloca o local em leilão e ameaça o futuro de crianças que ali ainda vivem, os então adultos Moe (Diamantopoulos), Larry (Hayes) e Curly (Sasso) vão para a cidade grande em busca dos US$830.000 necessários para quitar a dívida - e, assim que chegam, recebem da bela e inescrupulosa Lydia (Vergara) a proposta de eliminar um alguém indesejado.

Vividos pelos pouco conhecidos Chris Diamantopoulos, Sean Hayes e Will Sasso, os três patetas são os típicos idiotas que, de tão pouco engraçados, precisam do auxílio da sonoplastia (na mesma linha usada nos antigos filmes do trio) para que os momentos em que tropeçam ou se estapeiam tenham alguma chance de arrancar risadas do espectador - o que, vale apontar, funciona em raríssimas ocasiões. Dentre os atores, Diamantopoulos é o que demonstra maior controle sobre os trejeitos de Moe e exibe o melhor timing cômico do trio, seguido de perto por Will Sasso e deixando o fraco Sean Hayes no chinelo. Infelizmente, as gags que realmente funcionam (geralmente abusando do tom cartunesco da produção, com destaque para a participação de Moe no seriado Jersey Shore) são escassas - e embora o roteiro seja bem amarradinho em diversos aspectos (o mínimo que era de se esperar de um filme desenvolvido ao longo de mais de 10 anos), cenas engraçadinhas que pouco ou nada contribuem para o avanço da narrativa são mais recorrentes que o ideal.

Com Sofía Vergara diminuindo as chances de ser respeitada como atriz, Jane Lynch limitada por um hábito e Larry David se divertindo à beça no papel de uma freira, Os Três Patetas é uma prova concreta de que certas adaptações precisam ser muito bem pensadas antes de sair do papel - e que a qualidade desse desenvolvimento certamente não é uma questão exclusiva de tempo.

The Three Stooges, EUA, 2012 | Escrito por Mike Cerrone e Bobby Farrelly e Peter Farrelly | Dirigido por Bobby Farrelly e Peter Farrelly | Com Chris Diamantopoulos, Sean Hayes, Will Sasso, Jane Lynch, Sofía Vergara, Jennifer Hudson, Craig Bierko, Stephen Collins, Larry David, Kirby Heyborne, Avalon Robbins, Max Charles.