22 de janeiro de 2013

Cena em Destaque | O banho de Giselle


Quantos processos e mecanismos são necessários para que água potável seja captada, tratada e transportada até a torneira de nossas casas? O número, devo imaginar, é inversamente proporcional à quantidade de vezes que paramos para pensar no conforto que cada um deles nos proporciona - a não ser, é claro, que fiquemos alguns dias privados desse tipo de mordomia.

Em último caso, você também poderia pensar no assunto caso fosse um forasteiro que nunca tenha tido contato com tais tecnologias. Vivida por Amy Adams no relativamente subestimado Encantada, Giselle é uma princesa saída direta e literalmente do universo dos contos de fadas que, deslumbrada com a funcionalidade de um banheiro, afirma com inexorável doçura: "Este é um cômodo mágico" - pensamento que ela sustenta mesmo depois que Robert (Patrick Dempsey) lhe explica brevemente o sistema. Apesar de aparentemente bobo, esse tipo de comportamento da princesa é o que transforma o longa em um projeto tão interessante e fascinante: dona de uma extraordinária visão otimista do mundo ao redor, Giselle consegue enxergar beleza e magia nos pequenos detalhes do cotidiano, o que a transforma em um contraponto imediato ao cético, impassível e atarefado ser humano real vivido por Dempsey.


Mas a cena não é memorável apenas graças a isso: a ingenuidade incorrigível de Giselle atinge patamares altíssimos e adoráveis durante seu primeiro encontro com Nancy (Idina Menzel), namorada de Robert. Enquanto o homem tenta controlar a situação e explicar por que há uma bela mulher de toalha em seu apartamento, a princesa exibe uma alegria absolutamente genuína enquanto tenta passar uma boa impressão e insiste em compartilhar com Nancy sua história de vida e as maravilhas de um chuveiro. Incapaz (ainda) de ter sentimentos negativos, Giselle completa com igual sinceridade após a conturbada passagem da mulher pelo apartamento: "Ela é adorável!".