15 de outubro de 2012

A Garota Morta


Três anos após encarnar a personagem-título de A Garota Morta, por ironia do destino, a atriz Brittany Murphy teve sua vida interrompida precocemente. A morbidez em torno desse fato - algo que certamente atraiu e fatalmente atrairá algum público -, porém,  não aumenta e nem diminui a eficiência do longa, que se revela um sensível estudo de personagens relacionados, de alguma forma, à morte de Krista (Brittany Murphy).

A divisão do longa em capítulos permite não só que a diretora e roteirista Karen Moncrieff estude gradualmente as circunstâncias do assassinato da garota, como também dê atenção às vidas sofridas e aos dramas particulares de cada um dos indivíduos envolvidos no caso, da mulher que encontrou o corpo ao assassino ou à médica legista, passando pela família e, claro, pela própria garota. Rodado de forma crua e intimista por Moncrieff, o filme ainda é engrandecido pelas ótimas atuações do elenco, que inclui nomes de peso como Toni Colette, Marcia Gay Harden e Josh Brolin. Em menor grau, os rostos conhecidos de Rose Byrne, James Franco e Kerry Washington facilitam a identificação do espectador com seus personagens, algo fundamental para uma antologia de histórias pequenas e corridas.

Já Brittany Murphy, cuja carreira encontrava-se rumo ao fundo do poço, exibe aqui um dos últimos respiros de talento, compondo com competência uma mulher sofrida e arruinada naquele que, possivelmente, é um dos segmentos mais fortes e melancólicos do longa. O clima de morte iminente, nesse trecho, transcende e é fortalecido pela tragédia real.

The Dead Girl, EUA, 2006 | Escrito por Karen Moncrieff | Dirigido por Karen Moncrieff | Com Brittany Murphy, Marcia Gay Harden, Rose Byrne, Toni Collette, Josh Brolin, Kerry Washington, Giovanni Ribisi, Mary Steenburgen, Bruce Davison, James Franco, Nick Searcy, Mary Beth Hurt, Piper Laurie.