24 de setembro de 2012

Tucker & Dale Contra o Mal


Os momentos iniciais de Tucker & Dale Contra o Mal parecem apontar para uma direção bem clara: quando um grupo de amigos jovens e bonitos, a caminho de um acampamento de férias, para em um posto de combustível mal conservado e repleto de frequentadores estranhos e ansiosos - incluindo uma dupla de caipiras carregando seu veículo com ferramentas potencialmente perigosas como barras de ferro, alicates, pás e uma serra elétrica -, passamos a nos preparar para uma série de mortes violentas ancorando um terror típico. Em partes, essa suposição mostra-se correta: de fato, o grupo de jovens diminui gradativamente em generosos banhos de sangue, mas o filme não é um terror, tampouco um exemplar típico. Isso ocorre porque o diretor e roteirista Eli Craig (esta última tarefa, compartilhada com Morgan Jurgenson) inverte a perspectiva tradicional e nos leva ao ponto de vista dos supostos antagonistas, os caipiras Tucker (Tudyk) e Dale (Labine), que de ameaçadores não possuem nada.

Assim, Tucker & Dale Contra o Mal se revela uma hilária e surpreendente sátira a filmes de terror, baseando-se nas hipóteses de que os grandes vilões do gênero poderiam ser, em uma divertida extrapolação, indivíduos incompreendidos ou injustiçados e que os mocinhos e as mocinhas poderiam ser os grandes responsáveis pela criação de um contexto aterrorizador, simplesmente por... assistirem a filmes de terror demais.

Infelizmente, o longa não consegue manter o frescor da sátira até o fim, necessitando que as 'mortes acidentais que devem parecer assassinato' tornem-se excessivamente engenhosas ou exageradamente absurdas. Ainda assim, Craig e Jurgenson surpreendem pela ampla variedade de clichês que conseguem desconstruir - e até mesmo quando o mal entendido parece desfeito, os roteiristas conseguem dar seguimento à narrativa graças a uma explicação científica possível (mas, claro, errônea) levantada por uma das personagens.

Por tudo isso, Tucker & Dale Contra o Mal (junto com O Segredo da Cabana) representa uma das melhores brincadeiras com o gênero terror feita nos últimos tempos. Felizes dos cinéfilos que tiverem a chance de conferir ambos ainda esse ano.

Tucker & Dale vs. Evil, Canadá/EUA, 2010 | Escrito por Eli Craig & Morgan Jurgenson | Dirigido por Eli Craig | Com Alan Tudyk, Tyler Labine, Katrina Bowden, Jesse Moss, Philip Granger, Brandon McLaren, Christie Laing, Chelan Simmons, Travis Nelson, Alex Arsenault, Adam Beauchesne, Joseph Sutherland.