3 de setembro de 2012

Griff, O Invisível


Mescla dos protagonistas de Kick-Ass e A Garota Ideal, o personagem-título vivido por Ryan Kwanten (True Blood) no longa australiano Griff, O Invisível é um vigilante noturno cuja busca pela invisibilidade encontra eco em sua vida pessoal: em tempos de bullying, permanecer recluso em sua própria timidez não é suficiente para que Griff passe despercebido. Como bem aponta Gary (Webb), chefe do escritório em que trabalha - e onde é perseguido pelo colega Tony (Schmitz) -, o modo mais eficaz de não ser notado é agindo segundo o que é considerado normal, misturando-se às pessoas comuns - e a dificuldade do personagem em alcançar essa normalidade fica clara quando, na intenção de se camuflar especificamente à paisagem de um ponto de ônibus, Griff opta por sair de casa vestindo uma roupa chamativa, capaz de expô-lo em todos os demais cenários.

Quem assistir ao filme esperando uma história tradicional de super-herói irá se decepcionar: a identidade secreta de Griff é apenas o modo atípico que o bom-moço solitário encontrou para preencher a própria vida - e o diretor e roteirista Leon Ford acerta ao desvendar gradativamente a real natureza do vigilantismo do rapaz, contribuindo para o ritmo da narrativa e revelando bastante sobre o próprio protagonista. Positiva também é a escalação de Ryan Kwanten, que surpreende ao encarnar com competência e veracidade tanto a insegurança de Griff no social quanto sua confiança sob o uniforme.

Apesar de tropeçar feio e embaralhar-se no terceiro ato, quando opta por esnobar os riscos reais da vida dupla de Griff em prol de uma mensagem bonitinha sobre tolerância e aceitação, Ford volta a acertar na cena em que as mentes e os corações do protagonista e seu interesse amoroso, a bela Melody (Dermody), entram em sintonia de forma sensível e bastante emblemática, mantendo uma coerência admirável com o modo como as trajetórias de ambos foram trabalhadas até então.

Griff, O Invisível é, portanto, uma produção curiosa que infelizmente não ganhou a visibilidade que merecia - com o perdão pelo trocadilho.

Griff the Invisible, Austrália, 2010 | Escrito por Leon Ford | Dirigido por Leon Ford | Com Ryan Kwanten, Maeve Dermody, Patrick Brammall, Toby Schmitz, Marshall Napier, Heather Mitchell, David Webb e Anthony Phelan.