17 de setembro de 2012

Dear Zachary: Um Caso Chocante


De fato, Dear Zachary documenta um caso chocante. O título original do longa, entretanto, diz ao mesmo tempo mais e menos sobre seu conteúdo Dear Zachary: A Letter to a Son About His Father (Querido Zachary - Uma carta a um filho sobre seu pai) é um documentário passional dirigido por Kurt Kuenne sobre a trágica morte de um grande amigo, o Dr. Andrew Bagby, que, por ironia do destino, deixou uma nova vida sendo criada no ventre da mulher que tirou a sua própria. Nessas circunstâncias, Kuenne percorre uma variedade de cidades em busca de depoimentos de pessoas que conviveram com Andrew, com o objetivo de provar ao jovem Zachary a pessoa amada que seu pai fora.

Acontecimentos extraordinários levam o documentário para outros rumos e, plenamente convencidos que Andrew era um profissional dedicado e um homem extremamente querido (em certa montagem, por exemplo, ficamos admirados com a quantidade de pessoas que o queriam como padrinho de casamento), passamos a acompanhar os esforços dos pais do homem para garantir ao neto um ambiente familiar saudável, visto que Shirley, a assassina de Andrew, livra-se de punições pelo crime e permanece com a guarda da criança. O pequeno Zachary torna-se o centro de uma disputa extremamente delicada e desgastante, apresentada de forma bastante parcial e emotiva por Kuenne - algo justificável, diante das diversas peculiaridades que caracterizam o processo.

Dentre os artifícios utilizados pelo cineasta no ato final do longa, ao menos um chama a atenção, pela eficácia inusitada que alcança: a movimentação frenética da boca na foto de uma juíza enquanto sua absurda sentença é narrada ajuda a ressaltar o caráter patético da determinação - e quando a cena é reprisada em um momento posterior estratégico, o texto ganha um peso extra e a repetição salienta o quão pavoroso o conteúdo é.

Suponho que o caso seja bastante conhecido nos países que o sediaram e, dessa forma, as surpresas para essas audiências devem ser menos efetivas; para os demais, a experiência é um embarque em uma intensa montanha-russa emocional, com embrulho no estômago garantido.

Dear Zachary - A Letter to a Son About His Father, EUA, 2008 | Escrito por Kurt Kuenne | Dirigido por Kurt Kuenne.