A palavra "rever" não foi escolhida ao acaso: se você ainda não viu algum desses títulos, corra logo atrás do prejuízo! Listo aqui 7 dos melhores filmes que conseguiram apresentar abordagens marcantes e eficientes sobre relações afetivas.
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004
O roteirista Charlie Kaufman pega idéias naturalmente tolas como destino e amor à primeira vista e as trabalha de um modo genial em um roteiro original e inteligente, que exibe uma história surpreendentemente romântica e repleta de ótimas idéias sobre o amor.

Simplesmente Amor
Love Actually, Reino Unido/EUA, 2003
Se vendeu como a comédia romântica definitiva e, diferentemente de filmes posteriores com propostas semelhantes como Idas e Vindas do Amor, consegue cumprir com a promessa e comover o espectador com uma série de pequenos casos que se intercalam às vésperas do Natal, acompanhados de uma ótima trilha sonora.

WALL·E
WALL·E, EUA, 2008
Moulin Rouge! - Amor em Vermelho
Moulin Rouge!, EUA/Austrália, 2001
Diário de uma Paixão
The Notebook, EUA, 2004
Antes do Amanhecer
Before the Sunrise, EUA/Áustria/Suíça, 1995
Apenas uma Vez
Once, Irlanda, 2006
Extra:
Agora, prepare-se o momento Cuén!!! do post:
Crepúsculo
Twilight, EUA, 2008
A Pixar não só conseguiu humanizar com total competência um pequeno robô repleto de limitações mecânicas como também inseriu uma formidável mensagem ecológica em uma história fundamentalmente de amor, sem deixar de lado suas apaixonantes ingenuidade e inocência.

Moulin Rouge! - Amor em Vermelho
Moulin Rouge!, EUA/Austrália, 2001
Tenho uma forte queda por musicais, mas isso não é o único fator que determina minha paixão por esse filme. O modo exótico e frenético que Baz Luhrmann conduz o longa apenas intensificam a dimensão da história vivida por Christian e Satine, que é iniciada e finalizada de forma comovente com o belíssimo pensamento: "A melhor coisa que você aprenderá na vida é simplesmente amar e ser amado".

Diário de uma Paixão
The Notebook, EUA, 2004
Uma bela e comovente história de um amor puro e real que sobrevive ao tempo e às intempéries, e da dedicação de um homem para combater a última e mais grave delas. Beneficiado por uma direção segura e um casal de protagonistas talentosos e carismáticos.

Antes do Amanhecer
Before the Sunrise, EUA/Áustria/Suíça, 1995
Duas pessoas se conhecem durante uma viagem, trocam idéias e passeiam por uma bela cidade durante a noite, mas sabem que quando o sol nascer terão que voltar para suas vidas normais. Testemunhar os dois se apaixonando é uma experiência tão fascinante quanto conferir o reencontro 9 anos depois, em Antes do Pôr-do-Sol.

Apenas uma Vez
Once, Irlanda, 2006
Aqui, minha paixão por musicais e a admiração por construções cuidadosas da aproximação entre duas pessoas convergem em um filme pequeno mas grandioso, vencedor do Oscar de Melhor Canção Original pela belíssima Falling Slowly.

Extra:
Como brinde, apresento o trailer de Namorados Para Sempre que, embalado pela música You Always Hurt the One You Love interpretada por Ryan Gosling na cena mais adorável do filme, faz um apanhado geral da trajetória do casal de protagonistas, com destaque para os momentos mais românticos. E mesmo que ignore boa parte dos dramas vividos pelos personagens, acho que o clipe funciona muito bem como um curta-metragem, que ainda me emociona sempre que vejo.
Crepúsculo
Twilight, EUA, 2008
Se você preza por plenitude e tranquilidade em sua relação, assista ao filme para aprender o que não fazer, para então evitar destruí-la. Agora, se seu namoro for marcado por angústia, indecisão, machismo, depressão e masoquismo, e ainda assim você aprecia essa concepção audestrutiva da vida, não posso fazer nada: reveja o filme. Mas aproveite e faça o mesmo com seus conceitos.
